14/6/10

Minha viagem no Brasil: São Paulo, Ubatuba e Rio de Janeiro

Datas: 22-10-09 a 04-11-09

Todo começo quando estava no instituto de geografia na universidade por de junho de 2009. Passei frente do muro dos anúncios e vi uma convocatória para um encontro de geógrafos a se celebrar em Ubatuba, Brasil. Decidi de enviar uma leitura e esperar o resultado. Tinha muitas ganas de ir para Brasil, uno dos países mais belos para mim. Foi uma boa sorte poder ir. 

Fiz uma escala no Santiago do Chile e pude ver as maravilhas dos Andes, uma das vistas mais belas do mundo. Meu avião chegou ao São Paulo o 22 de outubro e foi saudado por Francisca, uma esperantista que gosta de receber estrangeiros graças ao passporta servo. Os primeiros dias durante minha estadia visitem a cidade para ver lugares como o MASP (o Museu do Arte de São Paulo), a Catedral da Praça Sé, o mirante, o Parque Ibirapuera, o Memorial da America Latina, e diversas igrejas. 

A ordem era diferente, por exemplo, no metro havia lugares para separar as pessoas em cada entrada ao trem. Contudo, parecia eu estar ainda no México, pelo menos senti isso, já que o ambiente é parecido também. Di uma visita ao clube esperantista local e também ao SESC, onde faziam uns sanduíches da berinjela muito deliciosos. 

Depois era momento da viagem para Ubatuba, depois de três horas chegue, mas estava no centro, longe da posada e da universidade. Tive que usar um taxi e depois ônibus e tive que confiar meus instintos do geógrafo para não me perder e encontrar os lugares. A posada ficava cerca da praia, com um bom ambiente. Ali encontrou gente do tudo mundo, da Argentina, do Chile, da Suécia, da Suíça, da Itália, dos Estados Unidos e é claro o Brasil. 

O encontro era bem, mais queria visitar a cidade. A comissão organizou uma visita ao mangue, uma coisa que nunca tinha feito. Tive uma boa conversação com um geógrafo argentino e com colegas brasileiros. Logo de quase uma semana, parti para Rio de Janeiro. Estivei na central do ônibus muitas horas ate que chego o meu bus. Estava muito cansado, a única coisa que queria fazer era dormir, mas não podia. Chegue ao lugar dos uns esperantistas cariocas.

Tive oportunidade de visitar a praia da Barra da Tijuca e uma igreja espiritista. O dia seguinte foi para o Cristo Redentor no Corcovado com outros esperantistas brasileiros e franceses. Depois a gente fez uma visita a Praça Mercado Municipal e Niterói. O ultimo dia no Rio fui para o Pão de Açúcar. Depois me encontre com colega mexicano e a gente foi para uma festa. Foi muito interessante, a gente fiz uma brincadeira do telefone sem fio, mais era no espanhol e português. Pela noite volte para São Paulo, onde estive meu ultimo dia. Ainda saudades do Brasil, espero voltar um dia.

No hay comentarios: